Presidente do COSEMS/MA participa da reunião da CIR em São João dos Patos


O objetivo do encontro,  foi definir a reorganização do fluxo de atendimentos






Atendendo convite do secretário de Saúde – Marcos Pacheco, a presidente do COSEMS/MA – Iolete Soares de Arruda esteve participando, na cidade de São João dos Patos, da reunião da CIR. O encontro ocorreu na quinta-feira(19).

O objetivo do encontro, há exemplo de outros já realizados, foi definir a reorganização do fluxo de atendimentos, que englobam as discussões sobre assuntos referentes à Pactuação realizadas nas Redes de Atenção Básica, Urgência e Emergência (RAU), Rede Cegonha, Reabilitação e Rede de Atenção Psicossocial.

Segundo Arruda, a reunião foi de suma importância para todos os munícipios, pois discutiu a problematização dessas regiões. “A Pactuação é um processo instituído no âmbito do SUS onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de Saúde”, afirmou a presidente.

O secretário informou, também, que a Pactuação das Redes de Atenção visa organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios.


“Nessa reunião foi possível definir a programação das ações de Saúde em cada município e nortear a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir desses critérios e parâmetros pactuados entre os gestores que aqui estiveram presentes”, disse o secretário Marcos Pacheco.

Integram a Região de João dos Patos os municípios de Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Carolina, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Comentários